quarta-feira, 16 de maio de 2007

Origem da Aids

Embora não se saiba ao certo qual a origem do HIV, acredita-se que uma grande família de retrovírus relacionados a eles está presente em primatas não-humanos, na África sub-Sahariana.
Todos os membros desta família de retrovírus possuem estrutura genômica semelhante, apresentando homologia em torno de 50%.
Aparentemente, o HIV passou a infectar o homem há poucas décadas. Alguns trabalhos científicos recentes sugerem que isso tenha ocorrido entre os anos 40 e 50.
Numerosos retrovírus de primatas não-humanos encontrados na África têm apresentado grande similaridade com o HIV.
O vírus da imunodeficiência símia (SIV), que infecta uma subespécie de chimpanzés africanos, é 98% similar ao HIV, sugerindo que ambos evoluíram de uma origem comum.
Por esses fatos, supõe-se que o HIV tenha origem africana. Diversos estudos sorológicos realizados na África, utilizando amostras de soro armazenadas desde as décadas de 50 e 60, reforçam essa hipótese.
No dia 1° de Dezembro é comemorado o "Dia Mundial da Luta Contra a Aids". Nesse dia, se comemora o esforço de cada nação no combate à AIDS . A data é dedicada à luta contra a Aids pela solidariedade, contra a discriminação e o preconceito em relação a todas as pessoas que vivem com HIV. O laço de fita vermelho, é um indicativo, de que quem o usa, está atento e disposto a ser solidário com as pessoas convivendo com o HIV/AIDS.

Nenhum comentário: